domingo, 31 de agosto de 2008

Nossas vidas vão e voltam de caminhos com uma facilidade absurda. As vezes é só dar um telefonema; outras, o destino ou sei lá o quê se encarrega de realizar a tarefa. Não sei porquê, quando algo não dá certo, temos uma impressão de que nada que possa vir será como antes e um súbito sentimento triste nos invade e pensamos que ali se foram todas as esperanças de realizações. Pois hoje, percebi que não é bem assim, ou melhor, me liguei. Existem momentos e pessoas que passam por nossa vida e, de repente, voltam.Existem quimicas que não são esquecidas, cheiros, sabores.Gestos e trocas que marcam, e por isso, não rompem a linha invisível de ligação entre as pessoas...Todos temos linhas invisíveis de relacionamento, que são criadas quando iniciamos algum.Elas podem ser bem elásticas, como quando há muita distância entre as pessoas, e podem também voltar a serem curtas, grossas, consistentes.Hoje acho que sei como é cada tipo de linha que tenho com as pessoas que me relaciono.As vezes elas se modificam, até rompem.Mas vamos falar aqui da criação de novas linhas e não de rompimentos que não merecem ser comentados.Viva as linhas de relacionamento!Que venham mais!

sábado, 30 de agosto de 2008

Verdade

A futilidade arromba o ser. Hoje em dia o que é considerado bom ataca todas as vertentes da ética, sabedoria, romantismo, e , acreditem, liberdade. Porque liberdade é você realmente poder ser o que bem entende, sem rotulismo ou políticas esmagadoras, é vestir havaiana em um pé e no outro uma bota, e não ser considerado maluco. Liberdade é poder sendo verbo. A gente cresce sendo moldado, como uma escultura - mãos delimitam nossos contornos, para onde seguiremos e até aonde podemos ir sem recuar. Somos bichos em constante apelo, constante desejo de nos descobrir. Descobrir o que é este vazio que preenche muitas pessoas, um vazio que engana muito mais a si do que aos outros, um vazio guardado no fundo, onde talvez, nem mesmo elas consigam enxergar.

Vontade de viver, de aproveitar a vida o mais intensamente possível, essa vontade que nos corrompe muitas vezes e nos faz ultrapassar todas as regras que nos foram impostas..isso para mim é liberdade.

Liberdade é dizer, fazer, ser, sem ter o mínimo de preocupação com o que o outro vá pensar.

E não intérprete isso como egoísmo, pois seria um erro.

O que tento dizer, é que tudo o que pensamos e /ou fazemos, tem :

uma explicação por trás ou;

uma intenção;

um desejo, seja bom ou ruim.

O sistema em que a gente vive não permite sermos livres, pois se assim fôssemos, seríamos jogados pra fora dele, e digo mais, até os que pensam viver fora, não vivem, pois existem vários tipos de sistemas dentro de um complexo.Diria que estes sistemas menores, que se defazam do mestre, possuem regras próprias, e por isso, continuam a ser um tipo de sistema que parece não ser pragmático, mas é, só que de outro modo.

Podem pensar que eu sou maluca, e posso realmente ser, mas o que significa isso?

As pessoas estão tão acostumadas com as mesmas atitudes, os mesmos gestos, mesmas palavras, mesmas vestimentas, mesmos papos..que qualquer ato único enseja aplausos.

Não percebem que esse ato deveria acontecer mais, por se tratar de um exemplo de fuga da rotina e da lenga-lenga das pessoas-rôbos.

Vamos ser mais nós mesmos, sem perder a ética nas relações, seja como forem.

Falar a verdade dá prazer, é uma espécie de vício, que se aprimora com o tempo, e mais prazer ainda dá quando se é sincero consigo mesmo, mesmo quando se magoa outro ser, dizendo a verdade.

Não vamos esquecer que podemos fazer e ser quem quisermos, mas respeitando o outro. Não há motivo para sermos indiferentes a outros seres humanos como nós, já que todos somos capazes de sentir os mesmos sentimentos, ainda que em momentos diferentes e por pessoas diferentes.

Por favor, vamos exercer a verdade sempre. Ainda que doa, é uma forma de enfrentar essa superficialidade que invade nossas vidas.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

QUAL O PROBLEMA DE EU SAIR COM OS MEUS AMIGOS?

O telefone toca e ela atende..

_Fala...
_Oi amor – diz ele com um ar de empolgação não propício para aquele momento.
_Oi – diz ela conformada de que aquela situação estava acontecendo novamente.
_E ai? Como vc ta? Amor, vc não sabe....hoje eu to dando aulas pra criancinhas amor, lembrei tanto de vc..
De repente o cara é interrompido com um brusco susto.
_Marcílio, deixa de ser cara de pau e vamos falar sobre o que aconteceu ontem!
_Tá bom.
_Porque vc fez isso comigo? Eu não te pedi tanto pra que antes que vc saísse me ligasse pra gente conversar? Porque esqueceu mais uma vez? Que falta de respeito!
_Não amor, é que..
_Eu não agüento mais falar a mesma coisa pra vc, não sou papagaio, a gente ta sem se ver há um tempão e nem isso vc consegue fazer! Não agüento mais isso!



No dia anterior ...
O telefone toca e ele atende...

_Marcílio? – Ela liga e imediatamente ouve um barulho só, que quase tapava a voz dele.
_Que barulho é esse? Aonde vc ta?
_Vc saiu de casa e não me ligou? Na moral, não to acreditando que eu fiquei esperando até essa hora vc ligar e nada! Vc saiu, e já são meia noite e meia e vc não me ligou! O que está acontecendo? Pq combina comigo se não realiza o que diz?
_Eu to aqui no pagode com meus amigos!!
_Marcílio, quero saber pq não me ligou, já que vc disse que ia ligar antes de sair e combinamos assim, já são meia-noite..vc não liga pros meus sentimentos, né? Não tem consideração nenhuma..
_O que é? Diz ele com a voz exautada.Qual é o problema de eu sair com meus amigos?

(GOSTARIA DE INTERROMPER ESSA PARTE, VISTO QUE É NECESSÁRIO UMA EXPLICAÇÃO INTERPRETATIVA AOS HOMENS QUE POR VENTURA POSSAM LER ESSE TEXTO. HOMENS, PRESTEM ATENÇÃO! EU SEI QUE A SOCIEDADE MACHISTA E A CULTURA BRASILEIRA ENFIARAM NAS SUAS QUERIDAS CABECINHAS QUE MULHER CORRE ATRÁS DE HOMEM, “COLOCA COLEIRA” E ODEIA QUE ELE SAIA COM OS AMIGOS. BOM, SINTO LHES INFORMAR QUE EM SE TRATANDO DE MULHERES MODERNAS, COMO NÓS, ISSO NÃO EXISTE. MAS MESMO ASSIM, VCS TENTAM ENCAIXAR EM QUALQUER SITUAÇÃO AQUELA GRANDE FRASE QUE TODO HOMEM SENTE PRAZER EM PRONUNCIAR: “QUAL O PROBLEMA DE EU SAIR COM MEUS AMIGOS?”.
BOM, GOSTARIA, PARA QUE A FELICIDADE CONJUGAL POSSA REINAR NAS RELAÇÕES AFETIVAS, QUE VCS PARASSEM DE QUERER COLOCAR A IMAGEM DA MULHER COMO SE FOSSE OBSESSIVA, CIUMENTA E MALUCA AO PONTO DE ACHAR ALGUM PROBLEMA EM PESSOAS SAIREM PRA BEBER. POR FAVOR PAREM DE, DE REPENTE, DO NADA, EM MEIO A CONVERSAS SOBRE OUTRO ASSUNTO, OU À DISCUSSÕES VARIADAS, PERGUNTAREM ISSO, COMO SE FOSSE O REAL MOTIVO DA EVENTUAL BRIGA. PRIMEIRO PORQUE FICA PARECENDO QUE VCS TEM PROBLEMA DE INTERPRETAÇÃO. SEGUNDO PORQUE, ACEITEM !! NÓS MULHERES, NÃO SOMOS DEPENDENTES DE VCS A TAL PONTO QUE NOS PREOCUPARÍAMOS COM SAÍDA ENTRE AMIGOS. SINCERAMENTE, NÓS NÃO LIGAMOS E VCS TEM QUE ACEITAR ISSO, OU ENTÃO CORRAM A PROCURA DE MULHERES CHATAS, CIUMENTAS, OBSESSIVAS QUE VÃO BRIGAR HORAS PQ VCS SAÍRAM PRA BEBER, POIS AÍ TERÃO A OPORTUNIDADE DE REPETIR A INFELIZ FRASE POR HORAS E HORAS!
ENTÃO, PAREM DE FINGIREM NÃO ENTENDER O QUE FALAMOS E INVENTAR OUTRO PROBLEMA PARA A DISCUSSÃO. ACREDITAMOS EM VCS, SABEMOS QUE PODEM CONSEGUIR! SE NÃO, NÃO NOS INTERESSARÍAMOS POR VCS, JÁ QUE SOMOS MULHERES INTELIGENTES. ENTÃO, PARA A SAÚDE DE NOSSOS RELACIONAMENTOS, A PARTIR DE AGORA, VAMOS FINGIR QUE NÓS NÃO ESTAMOS CONVERSANDO AGORA E QUE VCS SÃO TÃO INTELIGENTES QUE SOUBERAM LIDAR COM A GENTE SEM SE FAZER DE VÍTIMA, NEM TROCAR O ASSUNTO, DIZENDO ESSA FRASE SEM CABIMENTO.

ESQUEMA EXEMPLIFICATIVO PARA MELHOR INTERPRETÃÇÃO MASCULINA:

BRIGA: COMBINARAM DE LIGAR ANTES DELE SAIR, ESTÃO EM LUGARES DISTINTOS, SE FALAM POUCO E NÃO SE VEÊM A MAIS DE 20 DIAS. ELA JÁ PEDIU A ELE QUE ELES CONVERSASSEM À NOITE E ELE CONCORDOU TAMBÉM POR CAUSA DO HORÁRIO.

MOTIVO: ELE SAIU, NÃO LIGOU. ELA LIGOU E ELE ESTAVA NA RUA – JÁ ERAM MEIA NOITE E MEIA E ELA ESTAVA ESPERANDO ELE LIGAR, TRANQUILA, POIS SABIA QUE ELE LIGARIA ANTES DE SAIR.

OBJETO: ELE SAIU E NÃO LIGOU.

DEFEITO: FALTA DE CONSIDERAÇÃO, FALTA DE PALAVRA.

ELA SE SENTIU: ABANDONADA, DEIXADA DE LADO, DESRESPEITADA, TRISTE.

AGORA ME DIGAM...

O QUE TEM A VER A PERGUNTA DO MARCÍLIO (“QUAL O PROBLEMA DE EU SAIR COM MEUS AMIGOS?”)
COM O OBJETO E O MOTIVO DA BRIGA?

RESPOSTA: NADA.
TRATANDO-SE DE QUE LIDAMOS COM UM SER HUMANO E QUE DELE PARTE ESSA PERGUNTA SEM CABIMENTO, SÓ PODEMOS CHEGAR A DUAS CONCLUSÕES:

UMA! ( A MAIS VOTADA PELAS MULHERES) – OS HOMENS FINGEM NÃO ENTENDER O QUE NÓS ESTAMOS FALANDO, E METEM ESSA PERGUNTA ACHANDO QUE A GENTE VAI CAIR NA DELES E MUDAR DE ASSUNTO. TENTAM SE FINGIR DE VÍTIMAS EM VEZ DE ENFRENTAR O CASO.SÃO SONSOS.

DUAS! ELES SÃO BURROS E QUEREM PENSAR QUE A GENTE É SUPEREXTRAHIPER CIUMENTA E OBSESSIVA POR ELES, PRA ELES TIRAREM ONDA COM OS AMIGOS ( ELES NÃO ADMITEM, MAS GOSTAM QUANDO SÃO PRESSIONADOS, JUSTAMENTE PRA PODEREM FALAREM MAL E SE ENCAIXAR NO PERFIL “MINHA MULHER NÃO ME DEIXA EM PAZ E EU SOU O FODÃO INDEPENDENTE” ), “PO, TÔ DE COLERA”, “PÔ, MINHA MULHER É MTO CHATA, CARA, NÃO SAI DO MEU PÉ.”
ELES ACHAM BONITO ISSO, TADINHOS...OU MELHOR, ELES PRECISAM DISSO PRA SE SENTIREM SEGUROS E MACHOS.)


HAHAHHAHAHAAHAHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHAHA